quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As funções dos Blogs

Blog!



Os weblogs são ambientes simples, não necessitam de hospedagem em servidor próprio, são abertos à intervenção e componíveis com outros ambientes como chats, fóruns e listas de discussão. Podem ser usados em qualquer computador com conexão à internet. Não são ambientes estáticos, com formato definido.
Podem ser construídos e modificados segundo as necessidades de professores e alunos, autores e organizadores do seu espaço.
Parece que é saída! É fácil, acessível e possibilita mil coisas, vamos conhecer?
A primeira coisa a fazer é pensar: quais são os objetivos do meu blog?
Os blogs pedagógicos, como já vimos anteriormente, servem para:
  • Apresentar informações e imagens: podemos fazer um blog para apresentar aos pais, como desenvolveu a Feira de Ciências da escola, como foi o passeio ao Zoológico, como foi a excursão as cavernas etc. Podemos também relatar uma reunião, um evento e outros. O importante é não deixar de destacar os itens fundamentais e agregar imagem a notícia.
  • Concentrar dados: podemos fazer um diário da nossa turma, de nossa escola, de nossas atividades do ano letivo etc.
  • Destacar assuntos: para destacar alguma atividade específica e única, pois possibilitar detalhar melhor determinada ação pedagógica desenvolvida, como uma pesquisa numa turma, com um aluno, numa escola etc.
  • Compartilhar: Essa talvez seja a melhor função que o blog possibilita, pois não existe distância e tempo que impessa a aproximação entre autores. Podemos trocar blogs entre escolas, alunos, fatos, professores, temas, países etc. Existe uma quantidade imensa de partilha e colaboração na "blogosfera"!

Um comentário:

  1. Oi Alice, fico feliz em ver que estás dando continuidade ao blog. Parabéns e continue...
    Bjus

    ResponderExcluir